De volta

07:36smotta





Após um bom tempo afastado dos pinchos, por falta de tempo livre e por outros impedimentos, estou prestes a voltar ao bait casting.  Nessa nova fase realizarei minhas pescarias a bordo do Sea Walker (um caiaque Hobie Mirage Outback), porém não sou caiaqueiro, estou ainda aprendendo sobre caiaques com os caiaqueiros. Sou apenas um pescador esportivo, com prática no uso de várias embarcações na pesca esportiva, mas a remo só utilizei até hoje um caiaque fechado e minha canoa canadense, chamada "Enxerida". Espero tirar bons proveitos da mobilidade de um caiaque sot.


Como sempre fiz, minhas pescarias nos manguezais e no mar buscarão especialmente o robalo. As enchovas, máquinas perfeitas de matar e que ao longo dos nossos "encontros" conquistaram a minha admiração, serão também bem-vindas, quando eu optar por buscá-las. Já na água doce, quando eu me dirigir às represas, a meta principal será o tucunaré, mas buscarei, eventualmente, também pelas traíras, eternas e vorazes defensoras de seus territórios.

Meu catch and realese será o mesmo, pleno, com características ortodoxas, afinal, eu solto o peixe porque desejo que ele se multiplique, para que pescar esportivamente continue sendo possível. Não sou ecologista e nem sigo moda alguma, sou apenas um pescador de fato esportivo e que só utiliza iscas artificiais e todas com barbless; sou old school.



Uma das (poucas para alguns, muitas para outros) vantagens de ficar velho é poder exercer o direito de ser chato e seletivo. Apesar da pesca com o uso de jumping jigs e de grubs com jig head ser - inegavelmente - muito mais produtiva, eu sou surfacer, só utilizo iscas de superfície. Para mim, por maior que seja a quantidade de ações que as iscas de fundo gerem, nada se compara a uma única ação na superfície...

Comecei a pescar com iscas artificiais, em 1987, utilizando jigs e grubs, logo em seguida passei a usar também os plugs de meia água, e conheci a produtividade do jumping jig e das spoons, mas quando me voltei para os plugs de superfície - fui presenteado com os espetáculos que eles proporcionam e me dei conta do quanto de técnica exigem - virei fanboy e hoje só tenho modelos de fundo e de meia água em minha coleção, porque não me desfiz das antigas e pelo fato dos amigos ainda me presentearem com eles.

Me manterei na era do monofilamento e utilizarei, enquanto durarem, minhas varas e carretilhas da década de 90.


I'll be back!


You Might Also Like

1 comentários

Obrigado por sua participação, seu comentário será analisado e liberado em seguida pela administração.

Popular Posts