featured

Você sabe interpretar as indicações dos sites e aplicativos de previsões de vento?

21:38smotta



Embora haja à disposição na internet outras informações que simplificam as utilizações e interpretações das informações disponibilizadas pelos sites de previsão, alguns amigos ainda têm dúvidas e apresentaremos aqui algumas dicas básicas.

É bastante recomendável que o pescador conheças as previsões meteorológicas, de direção e Intensidade dos ventos, e as variações de maré que ocorrerão no dia da pescaria, principalmente quando pretender fazê-la embarcado. A navegação nesses sites por URL, num PC (computador) ou num smartphone, acaba sendo mais objetiva que nos aplicativos.

Fazendo uso do site Clima Tempo, que disponibiliza várias informações, como temperatura, direção e intensidade do vento, pressão atmosférica, umidade, entre outras, e também de App, como o  Windy e Windguru, que basicamente complementam as informações sobre os ventos, citando também as previsões de rajadas, é possível ficar informado o suficiente, para tomar as medidas preventivas necessárias, que - dependendo das previsões - poderá incluir a alteração do local da pescaria ou até mesmo o cancelamento.

Para interpretar corretamente tais informações, vale saber:

No Clima Tempo, as informações sobre a direção do vento estão marcadas pelas tradicionais abreviaturas dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Relembrando-os:

Cardeais:
Norte = N
Sul = S
Leste = L ou E
Oeste = O ou W

Colaterais:
Nordeste = NE
Sudeste = SE
sudoeste = SO ou SW
noroeste = NO ou NW

Subcolaterais:
Nor-nordeste = NNE
És-nordeste = ENE
És-sudeste = ESE
Su-sudeste = SSE
Su-sudoeste = SSO ou SSW
Oés-sudoeste = OSO ou WSW
Oés-noroeste = ONO ou WNW
Nor-noroeste = NNO ou NNW

No Windguru, as informações sobre a direção do vento e das vagas (ondulações) estão marcadas por setas que fazem referência aos mesmo pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

Na rosa dos ventos que preparamos (ilustrada na imagem [1]), posicionamos as tais setas e nela as referência (tanto do Windguru quanto as do Clima Tempo) poderão ser facilmente interpretadas.
Quando se fala em direção do vento, deve-se ter em mente que as citações indicarão DE onde o vento virá e não PARA onde o veto irá. O famoso e temido vento sudoeste, por exemplo, é um vento que VEM do sudoeste.

A rosa dos ventos com as setas de indicação do Windguru

Navegando nos sites citados:

No Clima Tempo (http://www.climatempo.com.br/), digite a localidade necessária no campo "Busca" (imagem [2]) e conheças previsões.

Campo para digitação do local para onde se deseja previsão no site Clima Tempo

No Windguru (http://www.windguru.cz/pt/), digite a localidade necessária no campo marcado na imagem [3] e conheças previsões.

Campo para digitação do local para onde se deseja previsão no site Windguru 

A velocidade do vento é exibida em nós e o ideal é ser configurada em quilômetros por hora, por ser mais usual. Para tanto, clique no ponto indicado na imagem [4] até que apareça a opção "km/h", conforme mostra a imagem [5]. As setas que indicam um vento se referem sempre a DE onde o vento vem e não para onde ele vai. Como por exemplo, o famoso e temido sudoeste é um vento que VEM do sudoeste.

Para configurar a medida de velocidade do vento

Configurando a medida de velocidade do vento em quilômetros por hora 


As variações de maré poderão ser conhecidas no site http://www.tabuademares.com/br (que informa também previsões de piscosidade, de acordo com as tabelas solunares) e/ou pelo site da Marinha http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-previsao-mare/tabuas/

Se você se interessou pelos artigos acima, trata-se de alguém que dá a devida importância a sua segurança. E como a segurança do caiaqueiro deve ser vista por ele como mais importante do que qualquer pescaria, conhecer e seguir estes passos básicos de segurança será muito importante: https://www.facebook.com/pescaesportivaoldschool/photos/a.1475263869382494.1073741828.1475148082727406/1577303595845187/?type=3&theater

You Might Also Like

0 comentários

Obrigado por sua participação, seu comentário será analisado e liberado em seguida pela administração.

Popular Posts