Qual a maneira mais fácil de retirar um anzol ou uma garateia?

23:21smotta

Qual a maneira mais fácil de retirar um anzol ou uma garateia que tenha perfurado uma parte de um corpo humano?

Muitos acidentes ocorrem diariamente nas pescarias com iscas artificiais. As mesmas pontas dos anzóis e garateias que devem estar bem afiadas, para fisgar os peixes, estão ali também prontas para perfurarem partes do corpo do pescador.

E como nada pode ser mais importante do que voltar para casa com integridade física, todas as ações que bloqueiem ou minimizem os riscos devem ser postas em prática.

Existem algumas técnicas para a retirada, mas a maioria delas apresenta risco altos de geração de lesões sérias. A menos arriscada e dolorosa delas, indubitavelmente, começa bem antes do pescador ser perfurado.

Não existe um procedimento que garanta que o pescador fique livre do risco de ser perfurado pela garateia ou pelo anzol, mas existe um que garante que as perfurações sejam facilmente resolvidas, mesmo que o pescador esteja sozinho no momento do acidente. Trata-se do uso apenas de iscas que estejam com anzol ou garateia sem farpa.

Em caso de acidente, as iscas na condição barbless (sem farpas) não geram nenhuma extensão no ferimento, nada além da perfuração. A retirada das farpas de um anzol ou de uma garateia é algo muito simples de ser realizado e não atrapalha em nada a captura de um peixe. 

Farpas em garateia ou em anzol - na prática - só servem para dificultar a retirada quando um pescador é perfurado ou a soltura de um peixe sem machucá-lo.

Para retirar as farpas da maioria dos anzóis e das garateias, bastará apertá-las de encontro as hastes. Existem anzóis e garateias confeccionados com materiais quase nada maleáveis, mas esses são minoria e poderão ter suas farpas apertadas com o uso de uma ferramenta mais potente. 
Algumas iscas já são montadas nas fábricas com anzol ou garateia barbless.

Eu aconselho todo pescador que faz uso de iscas artificial a seguir os dois passos que eu sigo, assim que chego em casa com uma isca recém comprada, são eles:

1) Retirar a isca da embalagem.

2) Amassar todas as farpas dos anzóis ou das garateias que a isca tenha.

Experimente! Garanto que não haverá perda de peixes e nem sofrimento, se você vier a ser perfurado.
´
Publicado às 23h21min, do dia 12/12/2019.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigado por sua participação, seu comentário será analisado e liberado em seguida pela administração.

Popular Posts