Simplesficando - Qual a velocidade máxima do caiaque?

21:40smotta





Todo caiaque tem a chamada "velocidade de casco", que é diretamente proporcional ao comprimento da sua linha d'água e que será a máxima possível de ser atingida.

A linha d'água nada mais é do que a linha que separa a parte imersa do caiaque da parte que fica emersa.

O estudo profundo da hidrodinâmica, e de suas consequências, cabe aos engenheiros navais, mas um tal de "número de Froud" e uma fórmula advinda dele nos permitem calcular a velocidade de casco de um caiaque e com isso é possível deixarmos de lado os números imprecisos que nos são fornecidos pelos GPS, quando pretendemos conhecer a velocidade máxima de nossos caiaques. 

A fórmula nos mostra que a velocidade de casco de uma embarcação, em nós, será igual a raiz quadrada do comprimento da linha d'água (LWL) do caiaque, que estará em pés, multiplicada pelo fator 1.34

Se apelidarmos a velocidade de casco de "Vc", teremos então a seguinte representação: 

Para fazer o cálculo: converta o comprimento da linha d'água em pés. Encontre a raiz quadrada, multiplique por 1,34 e em seguida, converta o resultado (que estará em nós) em km/h. não tendo certeza do comprimento exato da linha d'água, o comprimento total do caiaque poderá ser considerado como LWL (waterline length).

Conforme já foi citado acima, a velocidade de casco é a maior que o caiaque consegue atingir. Por melhor preparado que um caiaqueiro esteja, ele não conseguirá ultrapassar a velocidade de casco do caiaque que estiver usando, seja remando ou pedalando.

De acordo com a fórmula, dois caiaques (mesmo que de modelos diferentes) e que tenham 3,20m de comprimento, por mais diferenças que tenham em suas obras vivas, no desenho da proa e/ou da popa, terão os comprimentos de suas linhas d'água muito próximos e a velocidade de casco de ambos estará limitada aos 8,04 km/h.

A diferença entre os rendimentos desses caiaques na navegação estará na eficácia do projeto naval que definirá a quantidade de esforço físico que cada modelo exigirá do caiaqueiro, para atingir a velocidade máxima e para que a máxima ou qualquer outra velocidade seja mantida.

Algumas das perguntas cabíveis:

1) É possível que dois caiaques com linhas d'água de comprimentos iguais tenham velocidades de casco diferentes?
Resposta: não!

2) Por que o caiaque 1, que tem o mesmo comprimento que o caiaque 2, consegue ser mantido em deslocamento em velocidade superior?
Resposta: porque o caiqueiro condutor do caiaque 1 está melhor preparado fisicamente ou porque o projeto náutico do caiaque 1 é mais eficaz e exige menos esforço físico do condutor.

3) Todo caiaque que tenha linha d'água maior do que outro será mais veloz?

Resposta: ele terá maior velocidade de casco, mais velocidade final, sim. No entanto, para ser mantido em deslocamento de forma mais veloz que o de menor linha d'água, será necessário que o caiaque conte também com um projeto naval que lhe confira menos arrasto, comparado ao outro e consequentemente mais rendimento com menor exigência de esforço físico, por parte do caiaqueiro que o estiver conduzindo.

Até segunda-feira!


Publicado às 12h40min, do dia 15/12/2019.





You Might Also Like

0 comentários

Obrigado por sua participação, seu comentário será analisado e liberado em seguida pela administração.

Popular Posts