Simplesficando - O que são as estabilidades inicial e final?

22:34smotta


Muito se ouve e se lê sobre as chamadas estabilidade inicial (ou primária) e estabilidade final, ou secundária, mas pouco é dito ou escrito de forma que simplifique o assunto.

Estabilidade é capacidade de um caiaque se manter trimado.

A estabilidade primária ou inicial é capacidade de um caiaque se manter trimado em águas calmas e a estabilidade secundária ou final é a capacidade do caiaque voltar a ficar trimado após receber uma inclinação lateral ou frontal em águas onduladas.

Para ajudar na compreensão, sobre as estabilidades, vale citar esta exemplificação: a estabilidade inicial e a estabilidade final, podem ser imaginadas traçando-se um paralelo entre um caiaque com boa estabilidade inicial e uma cadeira normal, assim como entre um caiaque com boa estabilidade final e uma cadeira de balanço.

Na cadeira normal, de quatro pés ou apoios, você senta e fica estável, pois a cadeira não se move. Já na cadeira de balanço, você senta e fica instável, pois a cadeira tenderá a se movimentar, para frente e/ou para trás.

Na cadeira de quatro apoios fixos, se você for empurrado para trás, cairá de costas no chão. Já na cadeira de balanço, se você for empurrado no mesmo ângulo que foi na cadeira fixa, seu corpo inclinará, mas será levado de volta à posição inicial.

Um caiaque com boa estabilidade inicial permitirá que o caiaqueiro fique um pé sobre ele, com tranquilidade, em água calmas, flats.

Um caiaque com boa estabilidade secundária permitirá que o caiqueiro enfrente com eles as águas onduladas, sem que o caiaque aderne ao ponto de virar ou de jogar o caiaqueiro para fora.

As estabilidades (inicial e final) são de certa forma antagônicas e um dos grandes desafios de quem projeta um caiaque para pesca é dotar o caiaque da máxima estabilidade inicial e também da máxima estabilidade final que forem possíveis.

A estabilidade de um caiaque pode ser comprometida se a capacidade nominal de carga dele for ultrapassada e houver diminuição da borda livre.

Glossário:

Adernar é inclinar para um dos bordos.


Bordo é o lado do caiaque. O lado direito (na visão de quem olha para a proa) é chamado de boreste (BE) e o esquerdo de bombordo (BB).



Borda livre é a distância entre a linha d'água e o ponto mais elevado da parte emersa do caiaque.
A estabilidade de um caiaque pode ser comprometida se a capacidade nominal de carga dele for ultrapassada e diminuir a borda livre.
Calado nada mais é do que a parte do caiaque que fica imersa.

Estar trimado é ter o calado de vante e o de ré iguais e sem inclinação para um dos bordos.

Na sexta-feira traremos um novo artigo "Simplesficando", com mais um assunto útil para os que praticam a pesca esportiva com caiaques.


Até sexta-feira!

Publicado às 22h34min, do dia 10/12/2019.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigado por sua participação, seu comentário será analisado e liberado em seguida pela administração.

Popular Posts