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Caiaque a pedal - Sonho cada vez mais real

23:03smotta


Não posso deixar de entrar no mérito do atual momento do kayak fishing no Brasil, é preciso falar sobre a crescente oferta de modelos com propulsão a pedal.

Durante um bom tempo os caiaqueiros brasileiros contaram apenas com modelos nacionais de caiaques rotomoldados bem simples, para a pesca. Alguns nem porta-varas continham, mas, como a carência era grande, de certa forma, a demanda era atendida... Pela internet era possível conhecer e desejar os modelos estrangeiros que continham muito mais funcionalidades, mas tudo não passava de um sonho distante. 

Os caiaques com propulsão a pedal rapidamente se tornaram sonho de consumo de muitos, por necessitarem somente do uso das pernas que contam com um grupo muscular bem mais forte e por liberarem as mãos do caiaqueiro tão necessárias para outra série de tarefas.

Atualmente o caiaqueiro brasileiro pode adquirir, em seu próprio país, vários modelos de caiaque a pedal. Os que são importados pela Hobie Brasil, o AS Cruiser 320, importado pela Atlântico Sul, o Leader Power Drive, fabricado pela Milha Naútica, o Marlin, fabricado pela Caiaker, e ainda há a oferta de um sistema de pedal, muito interessante, fabricado pela Barile Acessórios Náuticos, adaptável a vários modelos de caiaque.

Jamais houve tantas ofertas. Se nos voltarmos apenas para as marcas, temos agora cinco opções de pedal. E como dois fabricantes tradicionais de caiaque a remo no Brasil possuem (cada um) em seus guardados um Outback da Hobie Cat (que é considerado a excelência mundial no fishing kayak pedal), arrisco dizer que em breve, pelo menos, mais três modelos nacionais de caiaque com propulsão a pedal  seja anunciados, pois a tendência é que os demais fabricantes nacionais, de caiaques rotomoldados a remo não desejem ficar "para trás" e lancem também seus modelos com pedal.

As opções, até o presente momento, começam com o preço de R$1.800,00, do interessante sistema de pedal da Barile, passam pelos R$4.100,00 do Marlim da Caiaker, pelos R$4.598,00 do Leader da Milha Náutica, pelos R$5.100,00 do Cruise da Atlântico Sul e chegam aos aproximadamente R$8.000,00 do modelo de entrada da Hobie Cat. A variedade de preços indica diversidade de funcionalidades.

Mirage Outback - o mais consagrado modelo a pedal da Hobie

A Hobie Cat registrou o sistema a pedal que batizou como Mirage Drive e segue aprimorando cada vez mais o seu pedal. A Native tem o seu, chamado de Propel, não sei se patenteado ou não.  De qualquer forma, todo sistema a pedal que movimente barbatanas, com o mecanismo de acionamento igual ao da Hobie, o estará copiando e copiar - pura e simplesmente - não será algo que contribua com o desenvolvimento de projeto algum, mesmo quando a patente vier a vencer. Poderá até ser legal, mas não será honroso, se a cópia não contiver melhorias e apenas se aproveitar financeiramente do original. Isso vale para qualquer produto que simplesmente copie, independente de qual seja o copiado.

Os caiaques da Hobie são baseados em projetos próprios, o Cruise da Atlântico Sul e o Leader da Milha Náutica são claramente inspirados no Slayer 10 da Native Watercarf e, sob a minha ótica, o primeiro é a versão chinesa do Slayer e o segundo é a versão brasileira e só não podem ser legalmente taxados de cópia por terem as necessárias 19 modificações que lei pede. No entanto, na minha concepção, ambos são cópias infiéis do Slayer e me parece que o chinês soube fazer melhor.



O Marlin da Caiaker não me pareceu totalmente inspirado em um único modelo, há muito de novo em seu casco e o pedal dispõe de características bem originais.

O sistema da Barile permite adaptação em vários modelos de caiaque originalmente propulsados somente a remo e me parece ser bem original.


O momento, em termos de opções é - inegavelmente - muito bom, mas o financeiro, em nosso país, é dos piores. Mais do que nunca, é preciso que todos os que comentem, divulguem, fabriquem e/ou comercializem caiaques tenham o máximo de responsabilidade ao indicarem um modelo. Lembremos que não existe caiaque para “todo terreno”, cada modelo é originário de um projeto e que cada projeto tem suas destinações e limitações. Tomemos o maior cuidado possível, para não induzirmos um trabalhador a colocar o seu, a cada dia mais, suado dinheiro num caiaque que não seja exatamente o que ele necessite ou o mais próximo disso.

Não é preciso haver pressa, nem pelo lado de quem vende e muito menos de quem compra. Há caiaqueiros para todos os modelos e modelos para todos os caiaqueiros. A positividade da relação custo x benefício deverá ser o norte do comprador.

Para quem está por adquirir um caiaque eu tenho indicado estes passos https://www.facebook.com/pescaesportivaoldschool/photos/a.1475263869382494.1073741828.1475148082727406/1577347649174115/?type=3&theater e para quem comercializa, só me resta dizer: fidelizem seus clientes! Vender uma vez para um cliente será fácil e simples, mas você só venderá pela segunda vez para o mesmo cliente se for honesto com ele, em todos os sentidos.

Tudo indica que em 2.016 o mercado de caiaques de pesca, no Brasil, vai pegar fogo (no bom sentido). E que assim seja!

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9 comentários

  1. Boa tarde Sergio.
    Sou da CAIAKER e o que precisar de nós, por favor me procure.
    O MARLIM foi estrategicamente planejado por um dos diretores, que é engenheiro naval. Foi um ano e meio de estudo e escutamos muito os pescadores, para fazer o caiaque de acordo.
    Estamos fazendo um evento domingo, na Praia Grande, junto com os CAIAQUEIROS DO LITORAL SUL -SP, no Portinho da Praia Grande.
    Caso queiram 'degustar' nosso produto, por favor me procurem por lá.
    Também podem me procurar na página do face caso necessitem de mais informações.
    Lembrando que nossa assistência técnica é permanente, o que garante para vocês o que estão comprando.
    Abraços e excelentes pescarias!
    Alessandra Piacenti

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  2. Obrigado Alessandra! Parabéns pelo novo projeto e pelo evento! Sucesso!

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  3. Muito bom o texto...de fato quando começei na pesca com caiaques,o pedal era um sonho muito distante e caro,hoje,já esta entre nós,or´m como bem falou,ainda caro...Mas vamos torcer para os preços atingirem um patamar melhor.abs

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    1. Militante desculpe-me pela demora na resposta, mas uma configuração equivocada fez com que o blog parasse de me notificar a ocorrência de novos comentários. Obrigado, por participar.

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  4. Como transporta este caiaque Marlim em cima do veículo, falharam neste projeto.

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    1. Anderson desculpe-me pela demora na resposta, mas uma configuração equivocada fez com que o blog parasse de me notificar a ocorrência de novos comentários. Sem o banco (para transporte na posição emborcado) ou sem o sistema de pedal, para transporte na posição de uso na água.

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  5. Ola Sérgio, tenho lido muitas suas avaliações de caiaques, está de parabéns pelas informações e o blog. Gostaria que me desse uma dica, pois estou para comprar um AS350 ou Leader (sem sistema a pedal). Será que o Leader daria para pescar normalmente só a remo, pois depois posso decidir comprar ou não o sistema de pedal. Gosto também do Caimam 100, mas na minha região não consigo testá-los. Já andei em um Hunter e Orca somente.

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    1. Josue desculpe-me pela demora na resposta, mas uma configuração equivocada fez com que o blog parasse de me notificar a ocorrência de novos comentários. Se você ainda não tiver adquirido seu caiaque, estarei ao se dispor, para lhe ajudar no que estiver ao meu alcance.

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