featured

Estribo facilitador, para desvirar e reentrar no caiaque

20:52smotta

Seu caiaque é difícil de ser desvirado na água? Há uma forma de facilitar essa tarefa. Vamos a ela?

Há muito vem sendo divulgado, pelos caiaqueiros mais experientes e que dispõem de apurado senso de risco, que antes de remar pela primeira vez um caiaque, o caiqueiro deve (com água acima da cintura, numa profundidade que ainda dê para colocar os pés no fundo e vestido com seu colete salva-vidas) treinar desvirar o seu caiaque e fazer a reentrada nele. A cada dia essa necessidade tem ficado mais clara, devido aos crescentes casos de caiqueiros que, após terem seus caiaques emborcados, não conseguem desvira-los e voltar para bordo.

Todo caiaqueiro que (por qualquer motivo) não consiga desvirar o caiaque que utilize, deve providenciar a instalação de um simples estribo, para que a tarefa de desemborcar o caiaque se torne possível e bem simples.

Para confeccionar tal estribo, você deve:
01) Posicionar o caiaque emborcado no piso, medir a distância entre a alça de transporte de um dos lados do caique e a borda oposta (conforme mostra a figura 1 A) e acrescentar 80 centímetros a tal medida.
02) Providenciar uma corda (ou tira) que suporte o peso do caiqueiro e que tenha o comprimento da medida apurada no passo anterior.
03) Providenciar um tubo de PVC que meça 25 cm e que tenha uma espessura que também suporte o peso do caiqueiro.
04) Amarrar uma das extremidades da corda em uma das alças laterais de transporte do caiaque, passar a outra extremidade por dentro do tubo de pvc e amarrar dando forma à finalização do estribo.
05) O ideal é que o estribo (após amarrado em uma das alças e finalizado com o tubo) fique com 50 cm além da borda oposta, conforme mostra a figura 1 B.


Para desvirar o caiaque utilizando o estribo:
01) Já que estará utilizando seu colete salva-vidas, será fácil você se dirigir a até alça do caiaque, na qual uma das extremidades do estribo estará amarrada e segurá-lo.
02) Com o tubo de PVC do estribo na mão, jogue-o por cima do casco emborcado, de modo que o tubo chegue ao lado oposto do caiaque. Conforme figura 2 A.
03) Agora se se dirija até o lado oposto do caiaque, introduza um dos pés no espaço entre o tubo de PVC e a corda, segure, o mais perto possível da borda oposta do caiaque e apoie todo o seu peso no pé introduzido no estribo, como se estivesse subindo um degrau.
04) Com tal movimento, o caiaque será levado à posição 2 B e em seguida à posição 2 C.
05) Com o caiaque na posição 2 C, bastará você voltar a introduzir o pé no espaço entre o tubo de PVC e a corda, jogar o máximo que puder do tórax sobre a borda do caiaque que estiver mais próxima e - mais uma vez - forçar seu peso, como se estivesse subindo um degrau, para deitar o sobre o caiaque e realizar a reentrada.
06) Dependendo das características e aptidões físicas do caiaqueiro, para a reentrada, poderá ser adicionado um segundo estribo, em uma posição mais elevada do que o estribo que servirá para desvirar o caiaque, conforme pode ser observado na figura 2 D.


Com um único e simples treinamento, você condicionará sua mente a praticar o que foi treinado, mesmo que precise realizar a reentrada num momento de menos tranquilidade.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigado por sua participação, seu comentário será analisado e liberado em seguida pela administração.

Popular Posts