Escolhendo o 1º caiaque SOT

15:31smotta




Para se decidir por qual caiaque SOT comprar ("sit-on-top" - caiaque no qual o caiaqueiro senta na embarcação e fica com o corpo todo descoberto), o ideal é seguir estes passos básicos:


1) Ter em mente que remar exige esforço físico. Um caiaque com propulsão original (remo), se deslocará para frente a medida em que remador puxar para perto de si a pá do remo que fora introduzida da água. Para deslocar o caiaque para trás será necessário fazer o movimento inverso. Grosso modo, embora envolvendo outro grupo muscular, o esforço físico exigido durante uma remada será no, mínimo, comparável ao necessário para uma caminhada rápida e se tornará maior a medida em que o remador desejar imprimir maior velocidade ao deslocamento do caiaque. Se você não é dado a esforços físicos, reflita, é bem provável que um caiaque não seja a embarcação mais indicada para você.


2) Buscar por um modelo que seja indicado para o seu biotipo, analisando se a capacidade de carga nominal do caiaque será compatível com o seu peso somado ao peso de tudo o que você pretenderá carregar. Quanto ao peso do casco, não se preocupar tanto com tal detalhe. O ato de colocar ou retirar um caiaque de um rack não leva mais do que 3 minutos (quando muito), enquanto uma remada a passeio ou numa pescaria pode levar algumas horas. Considerar apenas o pouco peso do caiaque fora d'água levará aquele que pretende comprar um caiaque a conclusões equivocadas. Confortável será o modelo que render bem na água, já que lá o caiaqueiro conviverá mais tempo com o seu caiaque do que o manuseará no seco. De que adianta um caiaque considerado leve, que poupe fisicamente o caiaqueiro no ato simples e rápido de colocar e/ou retirar do teto de um carro, mas que o fadigue durante as remadas? Antes de tirar qualquer conclusão, o ideal é testar todos os modelos que puder - na água - e depois se preocupar com o peso dele fora dela. Se achar pesado, fora d'água, me informe aqui e apresentarei várias soluções (que não são minhas, estão disponíveis na internet) e que podem ser bricoladas por qualquer um, com custo bem baixo.

3) Buscar por um modelo que - além de ter a capacidade necessária - seja indicado para o tipo de navegação desejada por você, levando em consideração:

  • Se o caiaque será utilizado apenas em águas abrigadas ou também em águas abertas.
  • Se o caiaque será utilizado apenas com propulsão humana ou também com propulsão elétrica e/ou mecânica.
  • Se a intenção for comprar um caiaque para utilizá-lo com motor (elétrico ou a combustão), tenha em mente que um caiaque de polietileno nada mais é do que uma embarcação fabricada com um tipo de plástico bem comum e que, geralmente, é projetado para receber propulsão a remo, podendo sofrer danos estruturais se vier a receber motorização. Se resolver assumir os riscos e prosseguir com o desejo de utilizar motor, considerar que, além do valor a ser pago pelo caiaque, será necessário desembolsar - no mínimo - algo em torno de R$2.500,00, para a compra de um motor elétrico, da bateria, para pagamento do profissional que fará a adaptação do motor no caiaque e para dispor da Carteira de Habilitação de Amador, que deverá ser, no mínimo, da categoria Arrais-Amador, indispensável para a condução de embarcações motorizadas nos limites da navegação interior; basicamente em torno da costa.
  4) Se for usar o caiaque em pescarias, buscar por um modelo que - além de ter a capacidade necessária e ser indicado para o tipo de navegação desejada - tenha funcionalidades, como porta-varas, escotilhas de acesso ao porão, receptividade para acessórios e seja propício aos tipos de pescaria que você pretende realizar e a estabilidade desejada, considerando:

• Se você pesca sentado o tempo todo ou se tem a necessidade de pescar em pé em alguns momentos.

 5) Buscar por um modelo que - além de ter a capacidade necessária, seja indicado para o tipo de navegação desejada e para o tipo de pescaria pretendido, se for o caso - esteja em uma faixa de preço dentro das suas possibilidades.

6) Saber ainda que o ideal, principalmente para um caiaqueiro que seja pescador, será encontrar um modelo de caiaque que lhe ofereça velocidade e estabilidade, com o menor esforço físico, maior conforto, maior segurança e contando com o maior número de funcionalidades possíveis... A segurança, a estabilidade, o rendimento, o conforto e as funcionalidades, devem nortear as avaliações finais do caiaque a ser adquirido.

Há diversos modelos de caiaque à venda no Brasil; desde os de fabricação nacional aos importados. Não existe um modelo de caiaque perfeito, cada modelo tem pontos fortes e pontos fracos, e o melhor será o que estiver mais próximo de atender às várias necessidades do futuro comprador e tais necessidades variarão de caiaqueiro para caiaqueiro.

No You Tube é possível assistir vídeos mostrando o uso de praticamente todos os modelos de caiaque vendidos no Brasil. Conhecer a opinião de proprietários desses modelos, em fóruns e nos face groups, será também bastante interessante, mas deverá ser levado em conta que, naturalmente, todo proprietário de caiaque tende a considerar que o modelo que ele possui é o melhor e nem poderemos julgar que eles estejam errados, afinal podemos não ter tudo o que amamos, mas devemos amar tudo o que temos.

Um caiaque considerado excelente por um caiaqueiro poderá estar longe de ser o ideal para outro. Por isso, além de assistir vídeos e saber as opiniões dos proprietários, o ideal será também procurar conhecer pessoalmente os modelos pretendidos.

O caiaqueiro de modo geral é prestativo e receptivo, procure por proprietários de modelos que você esteja tentado a comprar e que residam na sua região, combine com cada um deles um encontro, para ter contato presencial com os caiaques e talvez seja possível até fazer testes drive.

E que você obtenha sucesso em sua compra!

                                                                           Texto de Sergio Motta

You Might Also Like

0 comentários

Obrigado por sua participação, seu comentário será analisado e liberado em seguida pela administração.

Popular Posts