Conheça detalhes dos 13 passos básicos de segurança no uso de um caiaque de pesca

18:00smotta

 

Conheça os detalhes dos 13 básicos de segurança no uso de um caiaque de pesca e ponha-os em prática, pelo bem das pessoas que ficarão em casa esperado por você! 
 

Se pescar já é extremamente prazeroso, pescar estando a bordo de um caiaque, com liberdade para ir ao encontro do peixe da sua preferência, em silêncio, em plenas condições de imergir na paz do ambiente, é algo possível de ser descrito apenas por quem vivencie essa experiência, que é positivamente viciante, mas que contém riscos que precisam ser minimizados. Quem se inicia nessa prática tem 13 passos básicos e simples, para seguir e ser feliz.

01) Use sempre (não apenas transporte, faça uso de fato!) colete salva vidas. O seu colete salva-vidas deverá ficar bem justo no seu corpo e, devido ao calor que você estará exposto em dias de sol, dê preferência aos de cores claras. Qualquer alegação sua para não fazer uso do colete será uma desculpa tão tola quanto a de um motociclista que alegue não usar capacete por ter muita habilidade na condução da moto.

02) Mantenha preso ao seu colete um apito, pois sua voz não se propagará na o ar o suficiente para que um grito seu atinja as mesmas distâncias que os silvos de um apito e isso poderá ser a diferença entre chamar a atenção de quem possa lhe prestar socorro e não se fazer notar, numa situação de emergência.

03) Treine (em uma profundidade que seja possível você ficar de pé), antes de remar seu caiaque pela primeira vez em águas profundas, a reentrada no caiaque, para adquirir prática e, em caso de queda durante a navegação, saber realizar o reembarque de forma simples, rápida e tranquila.

04) Verifique, periodicamente, se o seu caiaque está requerendo vedação em algum rebite e/ou parafuso, pois - apesar de um caiaque de pesca manter a flutuabilidade, mesmo cheio de água - remar um deles com o interior inundado será mais sacrificante do que divertido. Para checar se haverá algum ponto a ser vedado, bastará colocar um pouco de água no interior do caiaque, fechar todas as tampas de acesso ao porão e emborcar o caiaque para fazer a inspeção. O posicionamento de iluminação no interior do caiaque, num ambiente escuro, também poderá revelar pontos de passagem de luz que também serão pontos de admissão de água. Havendo vazamento (por arrebites ou por parafusos), a aplicação de silicone resolverá o problema. Se houver vazamento por outras partes do casco, será necessário realizar reparo.

05) Faça uso de proteção para a exposição do corpo ao sol, utilizando chapéu, roupas claras que cubram o seu corpo, no máximo possível, e filtro solar, nas partes que ficarão expostas. Aplique o filtro no rosto (incluindo as orelhas), nos braços (incluindo o dorso das mãos) e nas pernas, incluindo o dorso dos pés.

 
06) Não fazer refeições pesadas e nem ingerir bebida alcoólica antes de utilizar o caiaque e nem durante a utilização. Se você vai dirigir, no retorno para casa, deixe para saborear aquela cervejinha (se for apreciador), após estacionar seu veículo na garagem.
07) Evite utilizar o seu caiaque sem contar com companhia, pois uma simples emergência pode ganhar grandes proporções quando não se tem com quem contar.

08) Respeite os limites operacionais de seu caiaque. Não coloque mais peso do que ele foi projetado para receber e nem o ocupe com mais passageiros do que a quantidade de bancos indica receber. Caiaque com um só banco é para ser utilizado de forma individual, caiaque para duas pessoas é dotado de dois bancos.
 
09) Mantenha preso ao caiaque, através de tiras do tipo “salvas” (salva remos, salva varas, salva câmera etc), tudo o que for transportar, eliminando os riscos de perda de apetrechos. E coloque em sacola estanque tudo o que pretender acondicionar no porão e/ou no deck ou bagageiro e que tema umidade.

10) Verifique sempre as condições meteorológicas dos dias em que vá utilizar o caiaque e evite os que estejam com previsão de ventos acima dos 11 km/h. Esse limite parece conter uma certa subjetividade, mas está baseado na Escala Beaufort que aponta que ventos a partir dos 12 km/m já geram ondulação de até 60 cm, com alguns carneiros... Mesmo em dias com condições consideradas boas, evite (nem sempre é possível, mas só faça se não houver outra opção) entrar e/ou sair do mar em locais onde haja arrebentação ou de um rio em pontos onde hajam corredeiras. Fique por dentro de como consultar sites de previsões meteorológicas e marés em http://www.pesca-esportiva-old-school.com.br/2016/10/voce-sabe-interpretar-as-indicacoes-dos.html

11) Mantenha água (fresca e protegida) a bordo (o ideal é que a temperatura dessa água não ultrapasse os 22º) e faça reidratação, no mínimo, de hora em hora. Caso você passe a transpirar, mesmo que não tenham se passados 60 minutos desde a sua última ingestão de água, a perda de líquidos estará iniciada e será sinal de que você deverá iniciar a reposição.

12) Se você for adepto do uso de iscas artificiais, não deixe nenhuma delas (além da única que estiver em uso na ponta de sua linha) fora da caixa. Iscas fora de uso e da caixa só servem como condição insegura. Use óculos, para a proteção de seus olhos e experimente retirar (através de amassamento) as farpas dos anzóis e das garateias. Suas fisgadas e capturas não serão prejudicadas em nada e você ainda minimizará de forma extrema a possibilidade de necessitar de intervenção médica caso venha a sofrer um acidente e ter alguma parte de seu corpo perfurada por uma garateia (ou anzol) sem farpa. Saiba um pouco mais em http://www.pesca-esportiva-old-school.com.br/2014/05/seguranca-na-pescaria-com-iscas.html
 
13) Mantenha um segundo celular (o mais simples possível) carregado e  desligado a bordo, livre de molhadura (use um preservativo não lubrificado como capa estanque, caso não disponha de uma), para ser utilizado somente em caso de emergência.

E para evitar o risco de ser autuado por desrespeito às leis, providencie a licença para pesca amadora embarcada, em http://sistemas.agricultura.gov.br/pndpa/web/pesca_amadora.php/solicitacao


You Might Also Like

1 comentários

Obrigado por sua participação, seu comentário será analisado e liberado em seguida pela administração.

Popular Posts