TAMBÉM MONTEI O CHAMADO "COMPRESSOR COM MOTOR DE GELADEIRA"

22:55smotta




TAMBÉM MONTEI O CHAMADO "COMPRESSOR COM MOTOR DE GELADEIRA"

Com a intenção de realizar pinturas mais caprichadas, nos plugs que voltei a tentar produzir, adquiri um aerógrafo e, pela necessidade de alimentá-lo com um compressor, tive que buscar por um que ofertasse a melhor relação ruído x produção (devido ao local onde farei uso dele), conjugada com a famosa relação custo x benefício e optei por montar um com motor compressor de refrigeração.

No You Tube há vários bons vídeos mostrando como fazer e eu resolvi seguir o que lá encontrei. Quase deu certo e nessa tentativa aprendi dois passos interessantes que lá não encontrei.

Vou listar aqui o material que usei, como procedi e e os resultados.

Material necessário:

01 = Um motor compressor para refrigeração (o meu é de 1/3 cv, o que corresponde a 245,17 W);

02 = Uma botija para gás R410A (essa botija tem a cor rosa), cuja rosca, por onde o ar comprimido nela sairá, é NPT;

03 = Um filtro de combustível de moto ou de carro de passeio;

04 = Uma válvula de retenção para ar com rosca de 1/4 em alumínio. Atentar para comprar a válvula com as duas roscas fêmeas do mesmo tipo das roscas machos dos espigões que serão acoplados a essa válvula. As roscas poderão ser do tipo NPT ou do BSP, desde que do mesmo tipo das roscas dos espigões;

05 = Dois espigões machos com rosca 1/4 x mangueira de 1/4; Atentar para comprar cada espigão com rosca macho do mesmo tipo das roscas fêmeas da válvula de retenção à qual ele será acoplado. As roscas poderão ser do tipo NPT ou do BSP, desde que do mesmo tipo das roscas das válvulas;

06 = Um espigão emenda redução de mangueira 3/8 X 1/4;

07 = Dois lances de mangueira de alta pressão de 1/4;

08 = Um lance com aproximadamente 20 cm de mangueira de alta pressão de 3/8;

09 = Oito abraçadeiras para mangueira de 1/4;

10 = Três abraçadeiras para mangueira de 3/8;

11 = 04 niples com rosca macho de 1/4, do tipo NPT, em cada extremidade;

12 = Uma cruzeta com roscas fêmeas, do tipo NPT, de 1/4, 

13 = Um manômetro vertical (de 150 Psi) com rosca macho, do tipo NPT, de 1/4;

14 = 01 válvula de segurança 135 Psi com rosca, do tipo NPT, macho 1/4;

15 = 01 filtro de ar com regulador de pressão com três vias, com roscas fêmeas do tipo NPT, de 1/4 e uma para encaixe do manômetro que o acompanha;

16 = Um registro válvula de esfera mini macho e fêmea rosca 1/4, do tipo NPT;

17 = Uma conexão reta 1/4 X 6mm TPC8 G02, com rosca do tipo NPT.


Montagem:

01 - Conectar as duas pernas do cabo de alimentação elétrica no motor;

01.1 - Ligar o motor, apenas para conhecer o que é a entrada de ar (tubo do motor que puxa ar) e o que é a saída de ar (tubo que sopra ar);

01.2 - Na entrada de ar, colocar o filtro de combustível de moto ou de carro de passeio.

02 - Com a botija vazia, retirar a parte plástica da válvula de três vias (peça verde na foto a seguir), de três vias que está rosqueada na botija, serrando ou desamassando a dobra da via que a está envolvendo;


02.1 - É muito importante que a válvula não seja serrada um posição mais abaixo da mostrada na foto a seguir (no máximo 0,5 cm abaixo da peça verde) para não danificar a rosca fêmea que há naquela via;


03 - Introduzir um objeto rígido (poderá ser uma chave Philips ou fenda) pela via da válvula, pela qual saiu a parte plástica verde, para verificar se ficou algum tipo de obstrução;

03.1 - Caso a chave não possa ser introduzida até o final, será sinal de obstrução e uma broca deverá ser introduzida para que (acionada pela furadeira) gire e desloque o obstáculo (que será uma peça em plástico) para dentro da botija;

03.2 - Há também como retirar a válvula da botija desenroscando-a, mas não foi dessa forma que fiz.

04 - Passar fita teflon na extremidade da saída de ar do motor, até que o tubo da saída fique com espessura próxima ou igual ao diâmetro interno da mangueira de 1/4.

04.1 - Vestir o bico de saída de ar do motor com uma das extremidades da mangueira de 1/4 e fixar essa extremidade da mangueira com 2 abraçadeiras de 1/4;

04.2 - Fazer uso de uma parafusadeira para apertar o máximo possível cada uma das duas abraçadeiras para evitar fuga de ar por aquela junção;

05 - Passar fita teflon na rosca de um dos espigões machos com rosca e rosquear na entrada da válvula de retenção para ar. A entrada  da válvula estará definida pela seta marcada nela indicando o sentido no qual o ar passará e que deverá ficar voltada para a botija e não para motor;

05.1 - Passar fita teflon na parte do espigão a ser introduzida na extremidade do primeiro lance de mangueira de 1/4, introduzir essa parte na mangueira e fixar a mangueira no espigão com 2 abraçadeiras de 1/4;

05.2 - Passar fita teflon na rosca do outro espigão macho com rosca e rosquear na saída da válvula de retenção para ar; 

05.3 - Passar fita teflon na parte do espigão a ser introduzida em uma das extremidades do segundo lance de mangueira de 1/4, introduzir essa parte na mangueira e fixar a mangueira com 2 abraçadeiras de 1/4;

06 - Passar fita teflon nas duas extremidades da emenda redução de mangueira 3/8 X 1/4, introduzir lado de 1/4 na extremidade livre do segundo lance da mangueira de 1/4 e o lado de 3/8 em uma das extremidade do lance único de mangueira de 3/8, em seguida fixar a mangueira com 2 abraçadeiras de 3/8;

7 - Passar fita teflon na rosca macho da via que há na lateral da parte da válvula que restou na botija de gás, até que aquela saída fique com espessura próxima ou igual ao diâmetro interno da mangueira de 3/8;

7.1 - Vestir a via que há na lateral da parte da válvula que restou na botija de gás e que recebeu fita teflon com a outra extremidade da mangueira de 3/8 e fixar a mangueira com 1 abraçadeira de 3/8;

08 - Passar fita teflon nas duas roscas de um niple de 1/4 e rosquear o niple na via frontal da válvula que restou na botija de gás;

8.1 - Com a botija na posição horizontal, rosquear o outro lado do niple em uma das vias da cruzeta;

9 - Passar fita teflon nas duas roscas de um niple de 14 e rosquear o niple na via da cruzeta que estará voltada para cima;

9.1 - No outro lado do niple, rosquear o manômetro de 300 Psi ;

10 - Passar fita teflon nas duas das roscas de um niple de 14 e rosquear o niple na via da cruzeta que estará voltada para o sentido oposto ao da botija;

10.1 - No outro lado do niple, rosquerar a válvula de esfera com a rosca fêmea;

10.2 - Passar fita teflon na rosca macho da válvula de esfera rosquear nela a rosca fêmea do filtro de ar com regulador que estiver marcada como entrada de ar, com a indicação de uma ponta de seta;

10.3 - Passar fita teflon na rosca macho do pequeno manômetro que acompanha o filtro de ar e rosquear esse manômetro no filtro de ar, na única via do filtro que a rosca desse manômetro dará aperto;

10.4 - Passar teflon na rosca macho da conexão reta 1/4 X 6mm TPC8 G02 e rosquear na última rosca livre do filtro de ar com regulador de pressão, que deverá ser a de saída de ar. Nessa saída poderá ser rosqueada outra conexão que seja própria para a mangueira que levará ar até o aerógrafo. Citei a conexão reta 1/4 X 6mm apenas porque farei uso de mangueira PU 6mm;

10 - Passar fita teflon nas duas roscas de um niple de 14 e rosquear o niple na última via livre da cruzeta e que estará voltada para baixo; 

10.1 - No outro lado do niple, rosquear a válvula de segurança de 135 PSI;

Após os passos acima, o "compressor" - na verdade o conjunto composto pelo motor compressor e a botija - estará pronto para ser colocado em uso.

A válvula de alívio atuará sempre que o vaso de pressão atingir as 135 libras, mas essa botija de gás R410A tem capacidade para suportar bem mais que isso.

Para o conjunto ficar com uma configuração ainda mais funcional e segura, ficará faltando apenas a instalação de pressostato de 80 a 120 libras, que fará com que motor seja ligado automaticamente, sempre a pressão na botija de gás ficar abaixo das 80 libras, o desligando sempre que a pressão chegar em 120 libras.

Com exceção das duas que fixam a mangueira de 1/4 ao motor e da que fixa a mangueira de 3/8 à botija, troquei as abraçadeiras por capas e obtive um resultado bem melhor, já que as perdas de ar acabaram. 

O conjunto que montei, após a substituição das abraçadeiras por capas, passou a colocar 100 Psi no vaso de pressão (botija) em 4m30seg.


You Might Also Like

0 comentários

Obrigado por sua participação, seu comentário será analisado e liberado em seguida pela administração.

Popular Posts