As softbaits são muito versáteis, seja ousado com elas!

18:50smotta



Eu sou plugueiro antigo, "plug and play", gosto muito das iscas rígidas, mas o baitcasting me levou a conhecer também as softbaits e a descobrir nelas a versatilidade, um diferencial e tanto.

Meu primeiro contato com uma delas ocorreu quando, por volta de 1991, passou a chegar no Brasil, de maneira esporádica, o D.O.A. Shrimp, que era chamado por nós de "camarão artificial" ou "camarão de silicone". O "DOA" foi criado em 1988, pelo texano Mark Nichols, e chegava para nós em três tamanhos. O maior deles, com seus 15 cm, apelidamos de "Jumbo", o que chamávamos de "médio" tinha 10 cm e o "pequeno" media 7,5 cm.


Os plugs já haviam me mostrado que não era mais necessário o uso de iscas vivas, nem mesmo do camarão vivo, mas os D.O.A. me mostraram que, para certas situações, um camarão artificial tem atuação mais abrangente do que os peixinhos de plástico rígido ou de madeira.

Em uma ocasião, eu estava pescando num manguezal, buscando os amados centropomus, e o Jumbo me pareceu grande demais, enquanto o de 7,5 cm se mostrava pequeno, para o que eu planejava. Foi nesse dia que tive uma ideia e passei a fazer uso de toda a versatilidade que uma soft bait pode oferecer. Com uma pequena faca, reduzi o Jumbo para 10 cm, como se fosse um médio (que não havia na minha tralha naquele momento), fiz o acabamento com a chama de um isqueiro e gostei muito do resultado. Alguns amigos que me acompanhavam disseram que eu havia descaracterizado o camarão, mas tendo em mente que o peixe não é dotado de tanta acuidade visual assim (do contrário nem morderia uma isca com anzol aparente) segui em frente com meus propósitos, fiz uso do "reduzido" e tive ações inesquecíveis. Posteriormente, me dei conta de que, além de ter deixado o Jumbo do tamanho que me parecia ideal para certas ocasiões, eu o transformara num atraente shad.

Essa facilidade de receber customizações é o mais expressivo diferencial que as softs têm. Pouquíssimos pescadores fazem uso do recurso de alterar os tamanhos, e até o shape, com uma simples faca e um isqueiro, mas vale experimentar.

As fáceis reduções de tamanho e modificações de formato são realmente muito úteis e não devem ser desprezadas. A adequação, com base no peixe pretendido, nos critérios de apresentação de isca e até na expressividade da movimentação da maré, pode fazer a diferença em uma pescaria.

As variações nas montagens e nas configurações que aceitam, as tornando wireless, ou as deixando prontas  para serem trabalhadas  de modos bem distintos, são pontos também muito positivos.

Mesmo sendo muito grato ao Captain Mark Nichols, que com seus "DOAS" me possibilitou ingressar no universo das softs, com o passar do tempo fui conhecendo outras e a minha predileção atual é pelas da Z-Man, fabricadas com o singular ElaZtech e em modelos diversos, com tamanhos e cores que atendem as minhas necessidades em muitos momentos. Nas raras vezes em que julgo precisar customizar alguma delas, as Z-Man recebem muito bem as minhas intervenções e me possibilitam ousar ainda mais, já que o material com o qual são fabricadas é incrível.

Um Pop Shadz de 10 cm, por exemplo, pode ser facilmente reduzido para 6,5 cm e ainda ser deixado chugger ou spitter a gosto do pescador.




Como outro exemplo, um Mag SwimZ pode ser facilmente reduzido, de 20 para 10 cm e se tornar um shad muito sedutor, em ocasiões que esse tamanho se mostre necessário, numa eventual falta de um shad de 4" na caixa de pesca. Bastará cortar fora o "excesso", na parte composta pela cabeça da isca, preservando a parte do rabo, para não impactar na natação.


A Z-Man, foi criada por Jonathan Zucker, que em iniciou comercialmente no mundo da pesca esportiva basicamente como fornecedor de insumos, mas contava com produtos tão singulares que criou sua própria linha de iscas, sendo hoje uma gigante mundial com vários pescadores de competição esportiva em seu Team.

Muitos são os fabricantes e os modelos de isca soft em oferta atualmente. Várias são bem produtivas, mesmo as fabricadas de forma praticamente artesanal, mas o que diferencia as Z-Man é o ElaZtech, material desenvolvido por ela que é flutuante e com resistência 10 vezes superior aos demais utilizados para os mesmos fins. Com ele foi possível a criação de modelos muito sedutores e muito mais resistentes às mordidas dos peixes predadores, mesmo daqueles que são dotados de forte dentição e com potentes mordeduras.

A sedução das Z-Man está totalmente ligada às ações que a flutuabilidade do ElaZtech confere a elas, mesmo quando utilizadas em trabalhos submersos. E, apesar de ser dotado de formidável solidez mecânica, o ElaZtech apresenta extrema elasticidade e maciez. É fabricado nos Estados Unidos, não contém PVC, nem aditivos com base em éteres e nem Plastisol, o que o torna um produto muito diferenciado e atóxico.

Vale a pena conhecer as Z-Man e ousar com elas, há um modelo e uma cor para cada necessidade e muitas possibilidades de customizações à sua espera pescador!

You Might Also Like

0 comentários

Obrigado por sua participação, seu comentário será analisado e liberado em seguida pela administração.

Popular Posts