Amarrações de caiaques em racks - parte 1

22:58Pesca Old School


Em virtude de alguns acidentes que ocorreram nos últimos dias, com queda de carga e caiaque de veículos que os transportavam sobre racks, na qualidade de profissional do ramo de movimentação de carga pesada, me sinto na obrigação de entrar no mérito da amarração de caiaques, para transporte, citando as duas formas mais usadas pelos caiaqueiros e acrescentando uma menos usada, mas bem mais efetiva.

Evidentemente, esse artigo se destina àqueles que irão amarrar um caiaque sobre um carro pela primeira vez, ou àqueles que após a leitura e visualização dos esboços identificarão alguma necessidade de melhoria em suas costumeiras amarrações.

Após certo tempo de algumas práticas, temos a tendência de minimizarmos a importância das medidas preventivas, mas é bom lembrarmos de que a perda total de um caiaque (por exemplo) é o menor dos males que a queda em uma estrada poderá propiciar.


A amarração básica simples (uma tira passando de uma extremidade à outra de cada barra do rack) pouco impede o deslocamento lateral da carga (que poderá ser um caiaque) e deve ser evitada.


A amarração básica ajustada (uma tira passando bem rente ao volume que está sobre cada barra do rack) impede um pouco mais o deslocamento lateral da carga (que poderá ser um caiaque), mas - apesar de poder ser utilizada - não é tão efetiva quanto a amarração por sistema.


A amarração por sistema (uma tira passando e uma extremidade da barra do rack até envolver totalmente o volume e voltar ao ponto de onde partiu e outra tira fazendo o sentido contrário) impede totalmente o deslocamento lateral da carga (que poderá ser um caiaque) e - apesar de consumir o dobro de tiras - é a mais efetiva das amarrações e, consequentemente, a mais indicada.


Vale observar ainda que a colocação do caiaque sobre o rack em posição de navegação (fundo para baixo / deck para cima) também estará correta, desde que os drenos do caiaque sejam mantidos destapados, caso os transporte ocorra em momento de chuva, e haja um perfeito repouso do fundo do caiaque no rack, facilmente obtido com o uso de um berço.
                                   




Além da amarração transversal (ligando a carga às barras do rack, para impedir deslocamentos laterais), vale também providenciar uma amarração que impeça uma carga longa (como são os caiaques) de sofrer deslocamento para frente ou para a traseira do veículo, em caso de uma colisão.



A respeito do rack, devo dizer que quanto mais robusto e ajustado ao veículo, com sistemas que o acoplem à estrutura do teto e/ou portas, melhor. Um bom rack custará bem mais que um de fabricação menos esmerada, mas certamente disporá de melhor relação custo x benefício, pois proporcionará  mais segurança, agredirá menos o veículo e terá bem mais durabilidade.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigado por sua participação, seu comentário será analisado e liberado em seguida pela administração.

Popular Posts